A cozinha integrada (também chamada de cozinha aberta ou cozinha americana) foi a tendência dos projetos de arquitetura, reforma e decoração à partir de 2008 e virou realmente uma febre. Tudo isso porque a casa fica muito mais integrada e todos os componentes da família podem interagir na hora de se reunir para fazer uma refeição, por exemplo.

Mas para abrir a cozinha e integrar com a sala de jantar, sala de estar ou com outro ambiente próximo, você deve pensar nos materiais e cores que vão interagir juntos à partir da abertura de parede necessária para a integração. Se você conseguir promover a harmonia dos materiais ou pela cor ou pelo estilo sua casa provavelmente ficará elegante e aconchegante.

Não é necessário a cozinha ser clara ou escura, isso é com você, mas em ambientes pequenos as cores escuras podem “pesar” um pouco. Ainda assim, depende! Eu tive situações onde coloquei cor escura em ambiente pequeno e deu profundidade e sensação de espaço maior. Use sua coerência para escolher e faça testes de cor, isso ajuda muito.

Tente contratar móveis planejados, além de otimizar espaço. Quando os projetos de planejados são executados você terá que decidir todos os lugares dos eletrodomésticos e isso ajudará a finalizar a obra, antes da execução dos móveis. Eu acostumo aconselhar meus clientes a fazer bem no início da obra o projeto de planejados, assim no final a obra não terá surpresas desagradáveis como; erros no posicionamento das tubulações de gás, ou elétrica ou mesmo hidráulica.

Você com certeza contará com a ajuda de arquiteto e engenheiro para fazer essa obra, porém os projetos de móveis planejados são muito importantes também e devem ser compatíveis com os demais. Todo o cuidado é pouco para não errar.
Outra coisa importante da cozinha integrada é pensar em como a rotina dos moradores pode ser afetada pelo projeto que você está pensando para essa cozinha, ou seja, qual o estilo dos proprietários e como a família se comporta no horário da refeição. Eles recebem muito? É uma família numerosa? É um casal jovem, ou idoso? Enfim, muda muito conforme os costumes dos donos da casa.

Como última dica, eu diria que não há a necessidade de você integrar a cozinha toda com outro ambiente, você pode integrar parte dela apenas e ainda outras partes da mesma cozinha podem estar integrada com outros ambientes, dependerá muito do seu projeto.

Boa sorte e se precisar de ajuda conte conosco.

A Onlinedecora adora novos desafios.

Gostou? Então compartilhe nosso conteúdo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *